Existia três morcegos maconheiros em cimade uma casa abandoada, no alto da montanha.
Eles resolveram fazer uma desputa de velocidade. O trato era: Puchar o Beck, e voar até um ser vivo, e sugar seu sangue.
A vez do 1º:
Ele puchou o Baseado, e voou. Voltou em 1 minuto, perguntaram-lhe de que animal tinha sugado o sague, pois havia sangue no canto de sua boca, e ele raspondeu dizendo:
É issaê manô pode oiá no canto da inha boca, o sangue, consegue ver aquela égua no chão? _ Sim _Então, chupei o sangue dela todinho. _ Palmas pra ele, ele fez tudo isso em um minuto.
Agora era a vez do segundo:
O segundo por sua vez pensou: Quanto mais pitadas eu der no meu beck, mais vou consegurr sugar. Foi dito e feto, ele deu umas cinco puchadas no seu baseado, e voou. Em quarenta segudos ele estava de volta, e perguntaram lhe: _ O que fez?.. E ele rspondeu: Só!! Pode vê aí do meu naziz pra baixo, está sujinho de sangue, e consegue ver aquela vaca,lá ao horizonte? _Sim. _Pois é chupei o sangue dela todinho, e também o do seu flho, tudo em quarenta segundos. _Vissh, ele é bom!
Chegou a vez do terceiro e último morcego:
Ele, querendo acompanhar, pegou o baseado, e deu umas quarenta puchadas daquelas. E voou.
Voltou em qinze segudos, com o rosto cheio, encharcado de sague, todos bateram palmas e perguntaram: _O que fez? (E ele raspondeu:)_Vê aquela ponte ali? _Vi. _POIS É, EU NÃO VI.