| Manoel vai trabalhar no Brasil, deixando a esposa em Portugal. Depois de seis meses sem ver a esposa, não aguentando mais de saudade, reclama com seu amigo brasileiro:
-Zé, eu não sei mais o que faço de tanta saudade que estou de Maria.
-Faz assim Manoel. Manda para ela um pouco de seus espermatozóides numa caixinha de fósforos, assim ela vai lembrar de você.
Assim fez o Manoel, e lá se foi a caixinha atravessando os continentes até que chegou, até as mãos de Maria um mês depois. Passaram se nove meses, e chega carta de Portugal: Manoel, aqui nasceu o Manoelzinho.
O Zé ao saber da notícia, não sabe o que falar para o amigo, não sabe como dizer que a Maria está traindo ele. Mas resolve dar um conselho para Manoel, para que ele descubra por si próprio, como ele está sendo enganado:
-Manoel, da próxima vez, você faz uma mistura com farinha de trigo, cola, leite, entre outras coisinhas; e manda para a Maria e fala que são seus espermatozóides.
Manoel segue o conselho do amigo, e faz a mistura e manda para Portugal. Um mês depois, Maria recebe a caixinha, e nove meses depois manda outra carta para Manoel: Aqui nasceu a Mariazinha.
Manoel chega para seu amigo Zé e fala todo eufórico e contente:
-Zé, descobri a fórmula do espermatozóide. | |